terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Estágio em Direito: como conseguir sua vaga de estagiário

By
Uma das áreas mais disputadas para estagiários é, sem dúvida, Direito. O estágio em direito, apesar da infinidade de opções, está entre as vagas mais procuradas dentro dos escritórios mais respeitados ou de repartições públicas e são sempre disputadíssimas. Além disso, é uma das áreas em que a distância entre um estagiário e o funcionário efetivado são menores, sendo muito normal contratar os estagiários mais talentosos e cheios de capacidades.

Como você pode perceber, é uma área onde o estágio alcança um status muito maior do que em outras carreiras, além de ser indiscutivelmente mais complexo. Exatamente por isto, vamos dar algumas dicas e informações do que é exatamente o estágio em direito e como você pode alavancar sua carreira com ele.

O que faz um estagiário em Direito? 

Uma das principais funções de um estagiário em Direito é facilitar a vida do advogado, fazendo pequenos trâmites em que não é necessário ser formado para realizar, como funções de fórum, acompanhar determinados processos, manter-se a par de informações que podem acrescentar ao processo, etc.

Além disso, o aluno de estágio em Direito também pode estar do outro lado do balcão atendendo em fóruns, juizados, delegacias e em diversas outras funções que fazem fronteira entre o administrativo e o judicial.

Estágio em direito
Estágio em direito

Como sair na frente para conseguir seu estágio em direito?

É muito importante você já conhecer um pouco da profissão tanto para conseguir um bom estágio quanto para se sentir mais seguro e para isso você nem precisa gastar muito dinheiro, pois pode fazer um ou vários cursos online que te ajudarão a ter mais chances e sair na frente dos seus concorrentes, fazendo cursos como:

- Curso de Direito Administrativo: onde você vai aprender "conhecerá os modelos de licitações existentes e suas particularidades, o orçamento público, os atos administrativos, contratos, entre outros temas pertinentes à Administração Pública" entre outras coisas


- Curso de Direito Ambiental: onde você irá conhecer "legislação ambiental, práticas sustentáveis, os principais crimes ambientais, o código florestal, entre outros."


- Curso de Direito do Trabalho: você "conhecerá os principais tópicos da CLT, as modalidades de contrato de trabalho, o direito sindical, o Ministério do Trabalho, e mais"


- Curso de Direitos Humanos: neste curso "você conhecerá os Direitos Sociais, principais Tratados Internacionais, Direitos Humanos segundo a Constituição, entre outros mecanismos que garantem o cumprimento dos direitos e deveres dos cidadãos."

Curso Noções Gerais de Direito: aqui o curso irá "mostrar os diferentes ramos do direito, suas competências e atribuições básicas. Conheça também como funcionam as leis, processos e outros procedimentos."

Felizmente, o estagiário entra em contato profundo com os trâmites e documentações, emergindo profundamente na profissão, mas o mais importante é aliar a sua experiência com a ajuda que você está prestando ao escritório. Afinal de contas, “ganhar pontos” no escritório de advocacia que você está estagiando é fundamental.

Se o seu interesse são cargos públicos, é sempre importante manter-se estudando para os concursos e ir se inteirando das questões mais vistas e de outros detalhes.

Estagio em direito vaga
Melhore suas chances de conseguir esta vaga
Faça um 
curso online de Direito

E qual a média de salário para um estágio em direito? 

Quanto ganha um estagiário de direito? Os ganhos giram em torno de um salário mínimo... R$880,00. A média em escritórios de advocacia é baixa mesmo e isso por vezes afasta alguns pretendentes ao cargo de advogado. Mas estagiar é muito importante e mesmo ganhando pouco durante o período de estudos, é uma carreira que vale a pena.

Como fazer sucesso como estagiário de direito e conseguir um ótimo emprego de advogado?

A questão é que, na maioria das vezes, os advogados estão sempre, ou muito ocupados, ou irritados, por algum motivo. É fundamental ter uma visão ampla da situação na qual você está, já que esta habilidade será de grande importância para toda a sua carreira.

Aqui vão algumas dicas de como ser o melhor estagiário de direito de todos e futuramente conseguir seu tão sonhado emprego de advogado:

Saiba o que acontece ao seu redor: Entenda a rotina do escritório. Mesmo que você a ache antiquada e contraproducente, entre em acordo com ela e desempenhe suas funções com o máximo de eficiência. Evite fazer “corpo mole” e aproveite qualquer tempo livre para estudar. Lembre-se, o estágio em direito serve justamente para isso, você aprender (o certo e o errado), cabe você a ser crítico e tirar o melhor de cada situação.

Conheça as pessoas e trate-as bem: o estágio poderá ser seu cartão de visitas, onde conhecerão você e seu trabalho, tanto os advogados, seus futuros colegas de trabalho quanto clientes. Lembre-se, as pessoas não procuram advogados quando está tudo bem, então é normal que elas estejam exaltadas, tristes, cheias de problemas. Se você conseguir acalmar as pessoas e fazê-las confiar no ambiente, elas com certeza falarão de você com o advogado responsável e isto será um ponto importante ao seu favor. Utilize cada ponto a seu favor, esse é o momento.

Além disso, tente resolver mentalmente os casos, converse com o advogado, sempre que possível, sobre as razões das decisões dele e compreenda quais as nuances da lei estão sendo usadas em cada caso.

Finalmente, tome extremo cuidado sobre o que você vai citar a respeito de casos com outras pessoas. Uma indiscrição problemática pode custar a sua carreira.

Quando um estudante escolhe a carreira de advogado, normalmente ainda não sabe qual a área dentro da advocacia seguir. Alguns tem até uma ideia, mas é com o decorrer do curso que tudo vai clareando e esta é outra importância de fazer estágio em direito - escolher a área tendo conhecimento de causa.

Quais as áreas de direito e onde trabalhar?

Bancos, empresas, escritório: contencioso tributário, consultivo tributário, contencioso cível, imobiliário, mercado de capitais, trabalhista contencioso, consultivo trabalhista, regulatório/infraestrutura, ambiental e empresarial/fusões e aquisições

Onde procurar estágio de direito então?

Na própria faculdade normalmente existem indicações, além disso na própria internet você encontra muitas opções, como no site Vagas Urgentes onde você encontra muitas ofertas de estágio em direito para vários estados e uma categoria específica para estágio no Rio de Janeiro se for seu caso.

Esperamos que com essas dicas sobre estágio de direito você consiga seu lugar ao sol e siga seu caminho com muito mais firmeza.



0 comentários:

Postar um comentário

Não divulgue telefone, endereço ou e-mail neste espaço

Postagem em destaque

Estágio em Direito: como conseguir sua vaga de estagiário

Uma das áreas mais disputadas para estagiários é, sem dúvida, Direito. O estágio em direito , apesar da infinidade de opções, está entre as ...

ESTÁGIO DIREITO

ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO ENSINO MÉDIO